UROLOGIA

UROLOGIA

O que é urologia?

A urologia é uma especialidade médica responsável por estudar e tratar doenças que são relacionadas às vias urinárias (os rins, ureteres, bexiga e uretra) de homens e mulheres. No caso dos homens, a especialidade ainda se estende no trato do pênis, da próstata, e da bolsa escrotal.

O médico que atua em uma clínica de urologia trabalha na prevenção de doenças, realização de diagnósticos e cirurgias. Ainda é capaz de tratar enfermidades relacionadas aos rins, bexiga, uretra, órgãos do sistema reprodutor masculino, como infecção bacteriana na bexiga, ?cálculo renal, câncer de pênis e de testículo, incontinência urinária, disfunção erétil e infertilidade masculina.

Segundo informação da Sociedade Brasileira de Urologia, as patologias mais comuns são incontinência, disfunção erétil, aumento da próstata, câncer de próstata, infecções urinárias e câncer da bexiga.

É preciso ficar atento aos sinais do corpo. Não deixe de visitar um profissional ao observar qualquer sinal de sangue na urina, dor ao urinar, mudanças na frequência em que vai ao banheiro e no fluxo da urina, perda involuntária de urina, infecções urinárias frequentes, alterações palpáveis no abdômen ou na região renal, ou quando sentir dor na região lombar-abdominal e virilha. E ainda nos homens, quando houver disfunção erétil, detecção de nódulos no testículo ou mesmo dor na região.

Urologia, significado:
Para diagnosticar doenças que envolvem o sistema urinário, sempre que um paciente apresentar sintomas e desconfortos relacionados a esta região do corpo, como dor nos rins, dificuldades para urinar, incômodo durante as relações sexuais e em caso de doenças sexualmente transmissíveis, o profissional urologista deve ser consultado.

Ainda se ressalta que homens a partir de 40 anos têm um compromisso anual com um médico para realizar exames de próstata, mesmo que não apresentem sintomas aparentes de doenças. O Instituto Nacional de Câncer alerta que 75% dos casos de câncer de próstata no mundo, por exemplo, ocorrem a partir dos 65 anos. A enfermidade tem se tornado comum na terceira idade por falta de checkups regulares. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e perde apenas para o de pele não melanoma.


Como são realizados os exames?

Cada exame relacionado à área da urologia segue uma instrução específica que deve ser determinada pelo médico de sua confiança. No entanto, vale ressaltar que a tecnologia disponível para esses procedimentos permitem a realização de exames pouco invasivos, diminuindo o tempo de internação do paciente e que acaba contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Entre os procedimentos mais realizados neste ramo estão a cirurgia renal percutânea, que tem como objetivo a remoção de cálculos renais dos rins, vide laparoscopia urológica, que auxilia o diagnóstico e tratamento de doenças na região pélvica, e a litotripsia extracorpórea, uma cirurgia utilizada no tratamento de cálculos nos rins.